quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Chic é reutilizar: jardim vertical com garrafas pet



Chic é reutilizar: jardim vertical com garrafas pet
Hoje quero compartilhar com vocês este lindo jardim vertical feito apenas com garrafas pet. É lindo, é sustentável, é fácil de fazer em casa, naquele cantinho sem graaaaaça que carece de #maisverde na vida.

Esse jardim conquistou meu coração por alguns motivos:

É ecologicamente correto e isso faz um bem danado ao meio ambiente. Se essas garrafas fossem descartadas no lixo, poderiam levar até CEM ANOS para se decompor.
A presença das nossas queridas Onze Horas, uma plantinha que dá flores lindas, é super fácil de cuidar e exige pouca água. Mais uma vez o meio ambiente agradece!
O lindo jardim foi produzido no CEI Morro do Meio, em Joinville (SC). Um lugar lindo, cheio de crianças fofas que já estão desde cedo se tornando amigas da naturez Quanto antes aprenderem a importância de preservar o meio ambiente, com atitudes simples como separar o lixo e reciclá-lo melhor para o nosso planeta Por isso amigos exponham as crianças ao contato direto com a natureza: crie uma horta deite e role na grama plante uma árvore colha uma flor do jardim e faça tudo o que puder para envolvê-las com essa nossa paixão por um mundo #maisverde.
Essa ideia foi amplamente divulgada pelo querido arquiteto Marcelo Rosenbaum que utilizou a técnica em seu antigo programa Lar Doce Lar. A diferença aqui vai para o uso dessa lindeza que é a Onze Horas!  

Aprenda a fazer o jardim vertical

Aproveite as garrafas pet para resgatar aquele velho sonho de ter uma horta com ervas e temperos expor sua coleção de cactos e suculentas ou até mesmo criar um espaço para contemplar lindas flores.

Esse jardim vertical é ideal para revitalizar pequenos espaços na sua casa, seja um corredor sem gracinha um muro sem vida ou a área de serviço que sempre fica esquecida. O importante é garantir que o espaço seja bem iluminado, e observar as necessidades das espécies que pretende plantar no local.

Para este projeto DIY você vai precisar dos seguintes materiais

Várias garrafas pet de 2 litros limpas e vazias
Tesoura ou estilete
Prego grande
Alicate
Corda de varal cordoalha barbante ou arame
Quem optar por cordoalhas ou arames vai precisar de duas arruelas para cada garrafa pet
Terra
Mudas de plantas
1. Corte as garrafas da mesma forma criando uma janelinha para as plantas crescerem. A distância entre a base da garrafa o fundo) e a abertura pode ser de 3cm. O comprimento da janelinha pode ser de um palmo.

2. Faça dois furos perto das janelinhas de abertura, nas partes inferior e superior. As cordas que prendem as garrafas passarão pelos furos. Essa será a estrutura do seu jardim vertical, por isso é importante utilizar as mesmas medidas para garantir a perfeita simetria.

Uma dica: para furar as garrafas você pode utilizar um prego quente. Mas lembre-se de segurar o prego com um alicate para evitar acidentes.

3. Fure o fundo das garrafas para garantir o escoamento da água.

4. Passe a corda pelo furo superior e puxe-a pelo furo da base. Assim as garrafas ficarão presas. Se você utilizar corda ou barbante, basta dar um nó na parte de baixo, bem na altura onde a garrafa deve ficar. Caso esteja utilizando arames, coloque as arruelas logo abaixo das garrafas para que elas não escorreguem. Se tiver dúvidas, tá bem explicadinho nas fotos aí embaixo!
rosembaum-01-490x358

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  © Informante: Extra Online - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo